segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

XÔ PRECONCEITO


XÔ PRECONCEITO

Cansei!!! É sempre a mesma coisa, essa rotina inútil acaba com qualquer um. Para quem não sabe, trabalhar na aérea de produção artística é algo que consome muito do seu dia e tudo que vem para atrapalhar ajuda nesse desgaste.
Marquei uma reunião em uma empresa de medicamentos na busca de apoio aos Risologistas, essa reunião foi marcada após a minha participação em um Fórum Hospitalar que ocorreu em São Paulo capital, onde um dos acionistas dessa empresa pediu para que fosse marcada essa reunião para o mês de Novembro 2009. Pois bem ao ligar para a empresa falei com a secretária do Dr.Arnaldo, seu nome "Jaqueline", é incrivel como existe Jaquelines nesse ramo.

- Alô boa tarde, aqui quem fala é o Professor Alfredo Cruz, sou diretor da Companhia Risologistas Doutores do Riso e gostaria de marcar uma reunião com o Dr. Arnaldo.
JAQUELINE - DESCULPA, DA ONDE?
- Da Companhia Doutores do Riso.
- POSSO SABER DO QUE SE TRATA ( o engraçado é que toda secretária do mundo pergunta isso no intuito de ajudar para que o empresário só seja chamado ser for realmente necessário, no entanto como 95% das secretárias ela não consegue fazer nada)
- Sim eu gostaria de conversar com ele sobre um apoio aos Risologistas, eu conversei com ele no Fórum de São Paulo e ele pediu para que eu retornasse para marcar uma reunião.
- AI! É SOBRE APOIO, MANDA UM E-MAIL PARA NOSSO MARKETING ENTÃO.
- (Fico calmo, relaxado, em silêncio e principalmente com a testa fechada e com muita vontade de falar milhões de palavrões mas conto até dez)
- ALÔ! VOCÊ AINDA ESTÁ AI?
- Sim muito obrigado!!

Todos reclamam sobre prenconceitos, no entanto acho que o pior preconceito não é o racial, nem o social, o pior preconceito hoje é a profissional, pois no outro dia liguei e falei com a mesma secretária e ao mentir para ela que eu era um médico especialista em Pediatria de Curitiba, a minha chamada foi passada diretamente para o Dr. Arnaldo.
Sempre pensei, por que toda secretária é assim? Será que elas tem medo de se tornarem inúteis? Será que o medo de passar por preconceito faz com que elas criem um auto-ego para se esconder atrás de um poder que elas não tem. Ou será que todo o empresário contrata pelo nível intelectual, quanto menor , maior a chance de contrato?

Hoje o preconceito com as mulheres diminuiu significativamente, mas ainda é muito visível. As vezes isso acontece pelo medo do novo que o feminino tem, no entanto conheço muitas mulheres que fizeram muito sucesso em grandes cargos e em grandes carreiras, o que prova para toda sociedade que mulher não precisa ser secretária para ser visualizado no mercado de trabalho. Um dos maiores exemplos é a nova diretora do Flamengo "Patricia Amorim".
Em entrevista a bola da vez, ela disse que só começou a se preocupar com sua carreira profissional quando passou por discriminação ao entrar em um setor cativo no maracanã, onde ela viu o ex-Presidente do Vasco Eurico Miranda, entrando sem precisar falar nada para ninguém e ela impedida de acessar. Ao perguntar o porque , eles responderam: "Ele é deputado e tem livre acesso".
Hoje Patricia cumpre o seu terceiro mandato como vereadora do Rio de janeiro e Presidente do Flamengo , e pelo que parece tem tudo para revolucionar a estrutura de um clube carioca. Em cem anos é a primeira presidente mulher no país do futebol, quando ela discursa é notável sua sabedoria e seu esclarecimento sobre um esporte machista e inteiramente provinciano.
Concluindo, o ser "MULHER" provou para toda sociedade que não só é capaz , como tem atitude para ocupar todos os cargos que antigamente eram ocupados somente pelos homens. No entanto essas mulheres de história, são mulheres que ousaram, e não ficaram atrás de uma mesa, trabalhando feito um papagaio sem o "poder" de tomar qualquer decisão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário