sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MAIS UMA PARCERIA DE SUCESSO...


UM FILME PARA NOSSOS POLÍTICOS

Assim como Tim Burton e Johnny Depp , Clint Eastwood e Morgan Freeman caminham para marcar o mundo do cinema com essa parceria. Após sucesso do filme Million Dollar Baby, os dois conseguiram emocionar o público com o filme "Invictus".
Cinematograficamente falando, o filme deixa a desejar na questão técnica, na montagem do texto , na Interpretação e na escolha de alguns personagens. Todavia, não sou cineasta e sim ator e como alguém que lida com arte, saí do cinema emocionado com a história desse maravilhoso longa.
O filme possuí vários aspectos holliwoodianos, assim como Million Dollar Baby , um final que cria a expectativa da derrota e os closes nas expressões faciais dos vitoriosos, o que em certo ponto me incomoda. Porém o filme, não é apenas um longa que tem como objetivo mostrar a competição de uma copa do mundo de Rugby, o filme visa mostrar ao mundo inteiro a importância da liderança , do maior ser humano que já existiu na humanidade nesses dois últimos séculos, seu nome: Nelson Mandela.
Esse é um filme que todo o líder político deveria assistir e seguir como exemplo, Nelson Mandela após ficar 27 anos na prisão é eleito presidente e ao contrário do que todos pensavam, ele não tinha como intuito se vingar dos brancos que o torturaram na cadeia e sim através do perdão unir todas as raças , sendo através do Rugby que Mandela conseguiria cumprir seu objetivo.
O filme tem um contexto muito bonito se pensarmos sobre o verdadeiro significado da palavra "justiça", Mandela conseguiu liderar toda uma nação que o espancava dentro da cadeia durante quase três décadas. Muitas vezes confundimos a palavra JUSTIÇA com VINGANÇA, todos esperavam que Mandela substituisse o rumo do preconceito de BRANCO - preto, para PRETO - branco. Mas não, Mandela conseguiu ser o líder mais genial da história sendo um ser humano maravilhoso, o que vem de encontro com toda a idéia de liderança que o mundo inteiro possuí.
Pois bem a interpretação de Matt Damon e de Morgan Freeman foram muito marcante , sendo evidente que houve um rígido processo para a construção de cada personagem.
Outro detalhe importante , é mostrar a importância que o esporte tem em uma sociedade se for voltada para o interesse da nação. Ao contrário do futebol nos dias de hoje, a África do Sul precisava ganhar aquela copa, para levantar a auto-estima de um país que foi dividido, preconceituosamente em toda sua história e principalmente, o esporte tinha como função unir aquela classe e assim cumprir o objetivo de Mandela que sofria dificuldades para cumprir tal feito.
A verdadeira tabela daquela copa do mundo está nesse link:
E o trailer do filme está abaixo:
CONCLUINDO, SIM EU RECOMENDO ESTE FILME.

Um comentário:

  1. é amanhã, encontro de malabaristas você é nosso convidado http://demoniosdacultura.blogspot.com/2010/01/faltam-poucos-dias.htmla comenta...

    ResponderExcluir