domingo, 31 de janeiro de 2010

TIMÃO É O LIDER

O Corinthians superou o fato de jogar com um a menos desde os oito minutos do primeiro tempo, quebrou um tabu de sete jogos e mais de três anos sem vencer o rival e bateu o Palmeiras, após intensa pressão, por 1 a 0 neste domingo, com gol de Jorge Henrique.


O grande destaque ja partida era, além do histórico e de toda a rivalidade já iminentes, o reencontro de Roberto Carlos com o clube que defendeu. Mas o corintiano não ficou sequer nove minutos no gramado, já que apelou e aplicou uma 'voadora' no atacante Joãozinho. Wilson Luiz Seneme não hesitou e mandou o experiente lateral para o chuveiro.


A sorte do Corinthians é que a esta altura o time já estava na frente, graças a um gol de cabeça do baixinho Jorge Henrique aos seis minutos, após cruzamento de Tcheco e falha do zagueiro alviverde Edinho, que não ganhou a disputa pelo alto.

Jorge Henrique fez de cabeça e garantiu o triunfo do Corinthians


Muito desfalcado, sem o zagueiro Léo e o meia Diego Souza, o Palmeiras mostrou mais uma vez que precisa de um elenco mais forte se quiser brigar por títulos nesta temporada. Tudo que fez saiu dos pés de Cleiton Xavier, mas não foi suficiente para chegar sequer ao empate.

Pelo Corinthians, Mano Menezes recuou Danilo do meio para a lateral após a saída de Roberto Carlos. O time recuou e conseguiu dar conta da incrível pressão do rival. O goleiro Felipe fez pelo menos três grandes defesas no confronto. "É algo que a torcida cobra. Desde que cheguei ao Corinthians, não tive o gostinho de vencer esse clássico", disse Felipe antes da partida deste domingo. Agora pode soltar o grito e comemorar.

Com o resultado no duelo, disputado no Pacaembu e válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, o time alvinegro agora lidera a competição com 11 pontos ganhos. Já o rival fica em sexto, com oito. No fim da partida, Cleiton Xavier ainda foi expulso por reclamação, mas sua ausência de nada influenciou no resultado.

O jogo

No confronto, mesmo com um jogador a mais, o Palmeiras estava inseguro. Muricy Ramalho tirou o zagueiro Gualberto para colocar o atacante Daniel Lovinho. Armero, instável, deu lugar para Wendel aos 32 minutos. O colombiano chorou no banco de reservas. "Tenho que aprender, tenho de tirar algo positivo de tudo e procurar melhorar o que está erado", declarou o abatido lateral.

O Palmeiras passou a ter maior posse de bola nos quinze minutos finais da primeira etapa. E criou algumas boas oportunidades: Daniel Lovinho teve um gol bem anulado aos 33 minutos, Cleiton Xavier assustou em chute de fora da área aos 37 e Pierre quase marcou um belo gol ao também arriscar de longe, aos 46.

Mano Menezes recuou o Corinthians na etapa final. O Palmeiras, porém, sofreu com a falta de atacantes. Embora criasse várias oportunidades, a equipe não teve um finalizador para mandar a bola às redes. Robert tentou chute rasteiro aos 18 minutos, mas Felipe desviou e afastou o perigo. Nas outras oportunidades criadas, a estrela do goleiro corintiano novamente brilhou. Após bola cruzada na área, o zagueiro Danilo arriscou chute forte, mas Felipe fez outra grande defesa.

Na quarta-feira, o Corinthians enfrenta a Ponte Preta fora de casa. Já o Palmeiras encara a Portuguesa na quinta, no Palestra Itália.

FICHA TÉCNICA:
Corinthians 1 X 0 Palmeiras

Corinthians: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Elias, Ralf, Tcheco (Jucilei) e Danilo; Jorge Henrique (Dentinho) e Iarley (Edu)
Técnico: Mano Menezes

Palmeiras: Marcos; Figueroa, Gualberto (Daniel Lovinho), Danilo e Armero (Wendel); Edinho, Pierre, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; João Arthur (William) e Robert
Técnico: Muricy Ramalho

Gol: Jorge Henrique, aos 7 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme.
Cartões amarelos: Armero, Cleiton Xavier, Márcio Araújo, Wendel Felipe, Tcheco e Danilo
Cartões vermelhos: Roberto Carlos e Cleiton Xavier
Público: 29.644 pessoas
Renda: R$ 933.776,00.
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo

Um comentário: